PROJETO UNESCO ARTE OLEIRA 2018

06/01/2024

ITABORA´Í CLASSIFICADA 11º NO RANKING GERAL E 1º EM ARTESANATO NAS CIDADES DO BRASIL

 O Município de Itaboraí ficou as 15 cidades brasileiras classificadas a participar do título "Cidade Criativa" da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Na modalidade artesanato e artes folclóricas. Itaboraí ficou à frente de cidades importantes, como Aracaju, em Sergipe; Pelotas, no Rio Grande do Sul; Taubaté, em São Paulo, entre outras.

A notícia foi publicada no Diário Oficial da União, com o resultado final do edital do Ministério da Cultura, que selecionou municípios para receber consultoria com o objetivo de desenvolver candidatura à Rede das Cidades Criativas da Unesco.

Para ser selecionada, Itaboraí participou do edital do Ministério da Cultura, por meio de projeto (Plano de Ação) elaborado por uma equipe composta por quatro servidores municipais: o assessor de Patrimônio Cultural, professor Deivid Antunes; o arquiteto Milton Duarte; o procurador Anderson de Freitas e o assessor do Gabinete, João Leal. A equipe escolheu o artesanato e artes folclóricas pela arte oleira de Itaboraí.

Contudo, segundo as regras do edital somente 4 cidades foram selecionadas e receberam endosso da Comissão nacional do Brasil para a UNESCO: Fortaleza na categoria Design; Cataguases na categoria Cinema; Belo Horizonre na categoria Gastronomia e Aracajú na categoria Música.