ARTIGOS e PUBLICAÇÕES
"A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, e dando origem à evolução"
Albert Einstein
Falando um pouco de ARQUITETURA ESCOLAR!
Educação sempre foi e será para nós, um tema de suma importância.
Nunca colocamos em planos inferiores, nunca subestimamos!
Minha experiência como eterno aluno, professor e arquiteto, tem possibilitado construir dia a dia uma visão diferenciada da disciplina. Entendemos que a arquitetura escolar vem assumindo cada vez mais o seu papel, contribuindo para a formação saudável da sociedade, estando diretamente ligada a um projeto pedagógico, sendo seu reflexo.
Transformar ambientes ditos comuns ou criar novos ambientes educacionais tornando-os espaços vivos, alegres, criativos, interativos, ventilados, iluminados, sustentáveis, com a natureza presente, respeitando os valores locais e seguros, são alguns desafios dos arquitetos cuja atuação responsável, contribui e muito para reforçar o senso de pertencimento e para um ensino de qualidade.
Um prova disso é a Neuroarquitetura, cuja ligação da neurociência com a psicologia, evidencia que espaços bem planejados afetam diretamente o comportamento humano, portanto, contribui para o aumento do desempenho escolar.
Importante ressaltar que os arquitetos não são sob hipótese nenhuma, senhores absolutos e únicos responsáveis na concepção e materialização de espaços educacionais adequados.
Atuamos com vários condicionantes, dentre eles a visão dos gestores públicos ou privados de ensino, que sofrem as pressões de uma política distorcida no segmento, da falta dos recursos adequados (financeiros ou não), da burocracia exagerada e lentidão dos órgãos pertinentes à análise e licenciamento da unidade, da legislação ultrapassada, da necessidade de ocupação rápida de imóveis muitas vezes alugados, cujo espaço físico não atende em nada os quesitos mínimos de uma unidade de ensino ou seja dos custos de implantação nas várias formas de projeto pedagógico contemporâneo, dentre tantos outros.
Tais fatores fazem com que gestores atentem em muitos casos ao mínimo necessário nas ações propostas e muitas vezes, a arquitetura escolar aliada tão importante, segue os padrões tradicionais curvando-se a improvisações perigosas, causando não somente prejuízo no aprendizado e o que é pior, comprometendo a integridade física dos seus ocupantes.
Tal abordagem subestima o potencial de um planejamento arquitetônico adequado, cuja falta de espaços visando a sociabilidade e estudos informais a exemplo, contribuem para aumento dos casos de bullying e dificultam a futuro, o convívio em sociedade. Felizmente, muitos gestores públicos e privados, estão acordando para a questão.
A Arquitetura Escolar tem tomado rumos diferenciados da visão clássica, com por exemplo as salas de aula figuradas pelo professor a frente e as cadeiras enfileiradas com linhas e colunas bem definidas, são nada mais nada menos que reflexos da Revolução Industrial (séc. XVIII e XIX) cuja organização espacial remetia a produção fabril, bem diferente das demandas sociais do século XXI.
Portanto tornar o ambiente educacional mais relevante e integrado com a comunidade, não importando se é um espaço adaptado ou pensado inteiramente do zero é primordial. Acrescento que a Arquitetura Escolar, essa poderosa ferramenta que é não somente estética mas também criativa e funcional, muito pode contribuir se deixarem.
Nesse momento me vem à lembrança uma expressão muito usada por um saudoso professor: "Como é bela a arquitetura" e complemento: "...e tão negligenciada nobre mestre Saldanha!
Verão de 2024
Milton Duarte Filho
Arquiteto Urbanista
EM BREVE!
"MANUAL DE LEGALIZAÇÃO IMOBILIÁRIA"
PARA LIDERANÇAS ECLESIÁSTICAS
Um manual prático por que não dizer descontraído, com "dicas" muito eficientes, para auxiliar aqueles se aventuram nas trilhas dos projetos, construções e legalização de espaços de concentração de público, em especial: TEMPLOS!
AGENDE UMA PALESTRA!
Fale Conosco!